segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Histórias ... de vida


De Augusto, do lado de lá do mundo, chegou-nos este texto:
 
Melbourne, 04 de dezembro de 2013

Nasci na zona do Calhau, como se dizia nos anos 40. Ali, viviam pescadores e bomboteiros, lado a lado com gente de “sangue azul” – os Ferras, o Coronel Pereira, os Rodrigues da casa alta, os Abreus...

Augusto (o rapaz mais velho)  e a família- Forte de São Tiago
Desde muito pequeno que, para mim, as fronteiras do Calhau eram a Igreja do Socorro e a ponte do Mercado. Daí para a frente, moravam os meninos ricos e nobres da cidade do Funchal. Eu e meus pais morávamos no Beco do Socorro, mesmo por cima do mar da Barreirinha, onde eu, todos os dias depois da escola, ia correndo em shortes de banho, para os vizinhos não me verem.

Ao lado da nossa casa, viviam o Joãozinho Sem Maldade e a Luisinha, o Gordaça e a Menina Nazaré, os Serveteiros, a Mariazinha da Braza e as suas quatro filhas lindas, uma das quais, a Cristina, foi a minha primeira paixão.

E havia os amigos – os Japoneses, os filhos do Cambado, os Canexas, entre outros que me acompanhavam nos banhos de mar e na Bilhardeira, um jogo que, hoje, me faz lembrar o Cricket inglês

(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário