quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

agora e no passado.....

Hoje recuamos ao século XIX ... a meados do século mais concretamente... a um tempo em que a cidade do Funchal, cosmopolita e vibrante, preenchia o seu dia-a dia com a chegada e a partida de estrangeiros ... maioritariamente ingleses... e relembramos um caso polémico... de perseguição religiosa..

 
Robert Kalley (1809- 1888) médico escocês chegou à ilha em 1838 e cedo se tornou popular, não apenas devido às consultas grátis que dava mas também porque acolhia em sua casa, ao Vale Formoso, todos os que queriam aprender a ler a escrever. Fundou assim "escolas de primeiras letras’ em diversas partes da Ilha, onde a alfabetização se baseava no estudo da Cartilha e na versão vernácula da Bíblia.
 
Kalley e todos os que frequentavam a sua casa e as suas aulas foram perseguidos, os seus bens vandalizados e foram inclusivamente alvo de processo da Câmara Eclesiástica que os acusou de heresia.


 
 
 
 
O ponto mais alto da perseguição  registou-se no dia 9 de agosto de 1846, quando uma enorme multidão de populares furiosos cercou e invadiu a casa do médico. Kalley conseguiu escapar, refugiando-se na casa do Cônsul britânico, que o aconselhou a sair imediatamente da Ilha. Disfarçado de mulher e conduzido numa rede, Kalley embarcou num navio inglês que se encontrava no Funchal rumo à América...


 

Sem comentários:

Enviar um comentário